sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dízimos e Ofertas

Os tão polêmicos dízimo e ofertas....
Se você ainda tem dúvidas a respeito disso ( como eu tinha a um tempo atrás ^^) leia que tudo será esclarecido ;)


Dízimo é a décima parte do que se "ganha".

-É o meio pelo o qual Deus criou para nós sabermos se somos fiéis a Ele.
-É a prova de que AMAMOS mais a Deus do que o mundo.
SANTO ao Senhor e com ele santificamos tudo que está em nossas mãos. Obs.: não é para o pastor ou para a igreja que entregamos nossos dízimos.
Levítico 27:30-32 " Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor."
-É o plano de Deus para a manutenção da sua OBRA.
Malaquias 3:7-10 "Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."
-É uma questão de obediência, gratidão.
Malaquias 3:10 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."
Salmos 116: 12-14 "Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo."
-É para quem tem VISÃO mundo espiritual.
João 4: 34-36 "Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem."
-NUNCA por imposição de homens, mas sim de forma voluntária com muito AMOR e alegria.
I Crônicas 29:14 "Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos."
João 14:23 "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada."
II Coríntios 9:7 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."
-Deve ser entregue na igreja em que se congrega, casa de Deus.
Malaquias 3:10 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."
-Não dizimar é PECADO e DESOBEDIÊNCIA, além de ROUBAR Deus( mas é lógico que se você naum trabalha naum está cometendo essas coisas ^.^).
Malaquias 3:7-10 " Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."


-O dízimo não é do tempo da lei, ele existe antes da lei e depois da lei de Moisés
Gênesis 14:20 "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."
Gênesis 28:22 "então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."
Hebreus 7:4-10 "Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dentre os melhores despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão; mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos, porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste."
Mateus 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas."


Ofertas: é o que entregamos com amor.
A oferta é além do dízimo, é algo que somos impulsionados pelo Espírito Santo a darmos sem referência de valores, pode ser muito ou pouco aos nossos olhos, naum importa, tem que ser em obediência ao Espírito de Deus.
Malaquias 3:3,8 "assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça. Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas."
Ezequiel 44:30 "Igualmente as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão para os sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para fazer repousar uma bênção sobre a vossa casa."
II Crônicas 31:12 "Ali recolheram fielmente as ofertas, os dízimos e as coisas dedicadas; e tinha o cargo disto o levita Conanias, e depois dele Simei, seu irmão."


-Os dízimos e ofertas são usados em:
Na manutenção do prédio como: aluguel, água, luz, honorários contábeis, impostos, obras e reformas, pinturas, cadeiras, materiais de limpeza, água para beber, copos, etc.
Na compra e manutenção de instrumentos musicais.
Em patrimônios diversos como: computador, tv, alarme, terrenos, etc.
No sustento pastoral de acordo com a palavra de Deus Mateus 10:10 "nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento." Lucas 10:7 "Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa." Malaquias 3:10 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança." I Coríntios 9:14 "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."






Espero que tenham entendido. Não se deixem enganar com falsos profetas quando pedem para dar mais do que 10% de seu salário, ou quando pedem ofertas absurdamente altas dizendo que você vai ganhar algo em troca. Que você vai ganhar algo em troca isso vai, mas somente dando o que o Espírito Santo lhe dizer. :)


( A Paz do Senhor.)
;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário